top of page
Pesquisas

Pesquisas

​

2024 - Atual

Metodologias digitais e desenvolvimento sustentável: aplicações na produção de edificações e cidades sustentáveis e inteligentes

Descrição: As práticas profissionais em arquitetura e engenharia civil tem revelado o uso crescente das metodologias digitais, com destaque para o BIM (Building Information Modeling). No contexto brasileiro tem destaque a estratégia BIMBR e mais recentemente a nova Lei de Contratos e Licitações Públicas n°14133, que colocou o BIM como preferencial em todas as contratações públicas. Paralelamente, o país se debruça nas exigências internacionais para redução das emissões de carbono visando o combate às mudanças climáticas e o desenvolvimento sustentável.  Essas demandas envolvem o domínio das novas metodologias digitais. Dentro desse contexto duas questões emergem: (A) qualidade e sustentabilidade dos materiais de construção e processos construtivos, e (B) digitalização do processo de projeto e construção. Dessa forma, o presente projeto de pesquisa tem como objetivo principal avaliar as alternativas oferecidas pelas metodologias digitais ao processo de projeto e construção de edificações e cidades visando o atendimento às metas para o desenvolvimento sustentável, com ênfase nas metas 4, 7, 8, 9,11, 12 e 13. A metodologia a ser adotada envolve: (1) identificar e testar as possibilidades que a metodologia ACV (Análise do Ciclo de Vida), integrada ao BIM, PM (Passaporte de Materiais) e RV(Realidade Virtual), oferece aos projetistas e construtores; (2) propor soluções construtivas apropriadas à produção de habitações de interesse social através da PR (prototipagem rápida)de componentes construtivos inovadores que atendam às demandas da população em termos de qualidade, desempenho ambiental e baixo custo; e (3) avaliar o impacto das novas metodologias na prática profissional, apresentando alternativas para sua inserção na formação acadêmica visando orientar os arquitetos e em relação às possibilidades oferecidas pelas metodologias avaliadas. Área de Concentração: Qualidade, Ambiente e Paisagem; Linha de Pesquisa: Arquitetura, Projeto e Sustentabilidade. 

ituação: Em andamento; Natureza: Pesquisa 

Coordenadora: Mônica Santos Salgado

Pesquisadores: Lucas Rosse Caldas (UFRJ), Aline Calazans Marques (UFRJ), Luciana Maria Bonvino Figueiredo (UFRJ), Frederico Braida Rodrigues de Paula (UFJF)

Fomentos: CNPq Projeto Universal; CNPq - Bolsa de Iniciação Científica

​

2023 - Atual

Cidades sustentáveis, resilientes e inteligentes: gestão de projetos em arquitetura na era das tecnologias digitais

Descrição: Pesquisas em todo o Brasil têm mostrado o potencial das tecnologias digitais, principalmente a modelagem de informações da edificação (BIM), na redução de erros e incompatibilidades em projetos, a partir da verificação automatizada de requisitos e na produção de edificações com melhor desempenho. As possibilidades oferecidas pela modelagem de informações da cidade (CIM) também foram discutidas, principalmente devido ao interesse em trabalhar combinando ambas (BIM e CIM). Além disso, a modelagem de informações da cidade (CIM) pode beneficiar a promoção de cidades inteligentes. Nesse contexto, dois aspectos distintos e complementares devem ser destacados: (1) a incorporação de tecnologias digitais na melhoria da qualidade do ambiente construído, visando a promoção de edifícios e cidades inteligentes, sustentáveis e resilientes; e (2) divulgação do potencial oferecido pelas tecnologias digitais na realização de projetos integrados (BIM e CIM). A adoção de tecnologias digitais na modelagem de edifícios e cidades depende de sólida formação profissional, baseada em conteúdos, competências e habilidades. Esta pesquisa visa explorar o potencial das tecnologias digitais, utilizadas de forma integrada, para o projeto de edifícios e cidades sustentáveis, inteligentes e resilientes. Dentre os propósitos específicos estão: identificar gargalos e alternativas para adoção do BIM e CIM no ensino de arquitetura e urbanismo; avaliar o potencial do BIM e CIM utilizados de forma integrada, e seus impactos na gestão do projeto de arquitetura; e, avaliar a relação entre indicadores de cidades sustentáveis, inteligentes e resilientes, e as possibilidades oferecidas pelas tecnologias digitais para uma melhor produção de ambientes construídos. Área de Concentração: Qualidade, Ambiente e Paisagem; Linha de Pesquisa: Cultura, Paisagem e Ambiente Construído. 

ituação: Em andamento; Natureza: Pesquisa 

Coordenadora: Mônica Santos Salgado

Fomentos: CNPq Bolsa de Produtividade em Pesquisa; CAPES - Bolsa de Doutorado; CNPq PIBIC - Bolsa de Iniciação Científica

​

2021 - Atual

Estruturação e Implementação de Célula BIM

Descrição: As inovações propostas pelas tecnologias digitais aplicadas à arquitetura, engenharia e construção, particularmente considerando as potencialidades oferecidas pela Plataforma BIM (Building Information Modeling), podem alterar significativamente as práticas em arquitetura. No entanto, observa-se que o avanço do conhecimento não foi acompanhado pelas mudanças necessárias na formação profissional. A partir do decreto nº 9.983 de 2019, que dispõe sobre a Estratégia Nacional de Disseminação do Building Information Modeling, as discussões sobre o tema se intensificaram. Nesse sentido, a presente pesquisa visa a estruturação de implementação de uma Célula BIM na FAU UFRJ visando o desenvolvimento de modelos BIM de Edificações e fomentando as práticas de projeto colaborativo no âmbito do curso de graduação em arquitetura e urbanismo. Além os benefícios à instituição onde a Célula BIM será instalada, os resultados dessa pesquisa poderão orientar a estruturação e implementação de Células nas outras Universidades do Estado do Rio de Janeiro, contribuindo para a atualização do ensino face aos desafios da digitalização da construção Área de Concentração: Qualidade, Ambiente e Paisagem; Linha de Pesquisa: Cultura, Paisagem e Ambiente Construído. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa 

Coordenadora: Mônica Santos Salgado

Fomentos: FAPERJ - Edital Cientista do Nosso Estado 2020; FAPERJ Bolsa Mestrado Nota 10; FAPERJ Bolsa de Iniciação Científica

 

2020 - Atual

Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) na arquitetura e construção: avaliação ambiental de sistemas construtivos não convencionais contemporâneos

Descrição: O presente projeto de pesquisa propõe a avaliação ambiental de sistemas construtivos não convencionais contemporâneos, com o uso de biomateriais, terra crua e reutilização de materiais. Para isto, será empregada a metodologia de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) em conjunto com o Building Information Modeling (BIM) e simulações termoenergéticas. Ao final desta pesquisa, será possível saber o desempenho ambiental dos sistemas estudados e como eles podem contribuir para mitigação das mudanças climáticas, em termos da redução de Gases de Efeito Estufa e pensar em estratégias relacionadas à Economia Circular na Indústria da Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC). CONTEXTO PROARQ FAU/UFRJ: Área de Concentração: Qualidade, Ambiente e Paisagem; Linha de Pesquisa: Arquitetura, Projeto e Sustentabilidade. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa 

Coordenador: Lucas Rosse Caldas

​

2020 - 2020

Cidades Inteligentes e Sustentáveis - Smart and Sustainable Cities (CAPES PRINT) 

Descrição: Paralelamente aos desafios da construção sustentável, os avanços nas tecnologias da informação e comunicação têm propiciado mudanças em diferentes setores da economia. Entretanto, a simples incorporação de tecnologias no dia-a-dia da sociedade não será suficiente para garantir que a cidade funcione de maneira adequada. Nesse sentido, toda cidade digital não é necessariamente "inteligente", mas toda cidade "inteligente" tem componentes digitais, embora o componente "pessoas" ainda não esteja incluído em uma cidade "inteligente", como em uma cidade smart. Dessa forma, o presente projeto de pesquisa, foi realizado no âmbito do projeto CAPES PRINT intitulado "Sustainable Development Goals (SDG) e a New Urban Agenda (NUA): equidade, resiliência urbana e sustentabilidade socioambiental " e teve como objetivo avaliar o potencial das tecnologias digitais no atendimento às metas do desenvolvimento sustentável. Considerando que logo após o início do período como professora visitante testemunhamos a declaração do Estado de Emergência pelo governo dos Estados Unidos em função da COVID 19, a pesquisa deu ênfase à análise das ações adotadas pela gestão municipal de uma cidade inteligente ("smart city" - Nova York) ao desafio da pandemia, relacionando as ações administrativas adotadas naquela cidade durante a primeira onda (e pior momento da pandemia naquela cidade) com as metas para o desenvolvimento sustentável definidas pelas Nações Unidas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Coordenadora: Mônica Santos Salgado

Fomento: Bolsa de Professora Visitante Sênior no Exterior - PVSE - CAPESPRINT

​

2019 - Atual

Abordagem sobre a inserção de tecnologias na arquitetura contemporânea: da industrialização à fabricação digital

Descrição: O presente projeto de pesquisa propõe investigar, identificar e caracterizar os parâmetros que norteiam a industrialização da construção (pré-fabricação, parametrização e fabricação digital) como solução eficiente – e não limitadora – para projetos arquitetônicos, que vislumbram nos avanços científicos e tecnológicos o potencial para a expansão dos grandes centros urbanos a partir de construções menos agressiva ao meio ambiente e seus usuários. Além disso, a metodologia proposta se enquadra em uma linha de pesquisa dedicada a projetos de arquitetura e sustentabilidade, promovendo a interlocução com investigações interdisciplinares relacionadas aos materiais e os impactos da construção na sociedade. 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Coordenador: Thiago Melo Grabois

Fomentos: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
 

​

2020 - 2023

Gestão de projetos em arquitetura e construção: tecnologias digitais, sustentabilidade e formação profissional

Descrição: A presente pesquisa tem por objetivo apresentar as alterações do processo de projeto e execução de obras através da inclusão das novas estratégias viabilizadas pelas tecnologias digitais com ênfase na Plataforma BIM (Building Information Modeling). Tais tecnologias envolvem procedimentos que vão além do simples domínio de técnicas computacionais, mas dependem de habilidades a serem desenvolvidas durante a formação profissional, relacionadas com a capacidade de trabalhar de forma colaborativa para desenvolver projetos integrados. A ênfase da pesquisa acompanha o movimento liderado pelo Governo Federal através da Comitê Estratégico de Implementação do BIM, (CE-BIM iniciativa do MDIC) que tem por objetivo final a modernização do setor através do alinhamento de iniciativas em torno à disseminação das práticas inovadoras propostas pelas tecnologias digitais.. 
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 

Coordenadora: Mônica Santos Salgado
Fomentos: Bolsa de Produtividade em Pesquisa CNPq, Bolsa de doutorado CAPES, Bolsa de Iniciação Científica PIBIC CNPq.

 

2019 - Atual

Correlação de imagem digital no diagnóstico de patologias construtivas: Abordagem ao patrimônio moderno do edifício Jorge Machado Moreira

Descrição: O presente projeto de pesquisa, longe de apenas documentar danos em elementos arquitetônicos e estruturais, trata de uma abordagem quantitativa para determinar dados relevantes sobre os fenômenos patológicos relacionados a deformação dos edifícios. O edifício Jorge Machado Moreira, exemplar da arquitetura modernista, que passou recentemente por processo de tombamento provisório pelo INEPAC e pelo Município do Rio de Janeiro, é objeto de estudo. Pretende-se desenvolver um sistema de monitoramento e identificação de patologias a partir do pós-processamento de imagens, capaz de fornecer parâmetros mecânicos significativos que estão relacionados aos campos de deslocamentos, de deformações e propagação de fissuras no patrimônio edificado. O trabalho está aliado a diversas áreas do conhecimento que provém de recursos e informações necessários para o pleno desenvolvimento das atividades dedicadas a caracterizar precisamente a saúde estrutural do patrimônio moderno estudado.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Coordenador: Thiago Melo Grabois

Fomentos: Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro. 

​

2017 - 2020

Cidades inteligentes e sustentabilidade: impacto da quarta revolução industrial na gestão de projetos em arquitetura

Descrição: Os avanços nas tecnologias da informação e comunicação têm propiciado mudanças em diferentes setores da economia. Particularmente na indústria da construção civil, tem destaque as possibilidades a serem exploradas no desenvolvimento dos projetos das edificações e cidades. O assunto tem suscitando interesse pela rapidez como se processa, e pela urgência na identificação dos seus principais impactos. Nesse sentido, incorporar as possibilidades oferecidas pelas novas tecnologias às práticas da gestão e coordenação de projetos com qualidade ambiental é um dos focos da presente pesquisa, com desdobramentos na discussão sobre os novos arranjos possíveis para a organização de equipes de projeto, considerando as demandas de uso e os requisitos de desempenho.. 
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 

Coordenadora: Mônica Santos Salgado
Fomentos: Bolsa de Produtividade em Pesquisa CNPq, Bolsa PDSE CAPES PRINT, Bolsa de Mestrado CAPES, Bolsa Nota 10 Mestrado FAPERJ

 

2016 - Atual

Sustentabilidade e Inovação em Materiais e Sistemas Construtivos para o Projeto de Edificações

Descrição: Este projeto de caráter multidisciplinar visa agregar competências para promover o desenvolvimento sustentável de materiais de construção e sistemas construtivos para o projeto de edificações. Também busca a avaliação de desempenho em edificações habitacionais, tendo como referência a NBR 15575, em aspectos relacionados com sustentabilidade, conforto ambiental, desempenho estrutural, vida útil e sua relação com o processo de projeto e produção das edificações. Indústria de extrema importância para o país, a construção civil é atualmente responsável por grande parte do consumo de matérias-primas, energia, além da intensa geração de resíduos sólidos, estritamente relacionados ao meio ambiente e sua degradação. Além disso, durante a fase de operação a edificação é responsável por significativo consumo energético visando garantir condições de conforto humano no seu interior, e os materiais e sistemas construtivos empregados impactam diretamente em tal comportamento. Assim, o presente projeto tem por objetivo desenvolver pesquisas de caráter teórico-experimental em materiais de construção e sistemas construtivos que possibilitem reduzir os impactos negativos presentes na indústria da construção durantes as fases de produção e operação de edificações. Através da utilização de ferramentas de avaliação, tais como a ACV, e de simulação computacional, em conjunto com a utilização de métodos experimentais de análise, são pesquisadas soluções sustentáveis para a construção de edificações, tais como o emprego de materiais naturais, aproveitamento de resíduos, e desenvolvimento de materiais e sistemas construtivos inovadores visando um melhor desempenho ambiental. As atividades de experimentação são suportadas pela infraestrutura instalada no Laboratório de Ensino de Materiais de Construção e Estudo dos Solos (LEMC-FAU/UFRJ) e de seu Canteiro Experimental.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Coordenador:  Marcos Martinez Silvoso
Fomentos: Bolsa de Doutorado CAPES, Bolsa de Mestrado CAPES. 

​

2014 - Atual

Técnicas de Diagnóstico e Materiais de Construção para a Conservação e Restauração do Patrimônio Arquitetônico

Descrição: O presente projeto procura, através da utilização de técnicas experimentais de diagnóstico e do desenvolvimento e experimentação de materiais, fornecer subsídios para elaboração de projetos de Conservação e Restauração do Patrimônio Arquitetônico. Através dos desenvolvimentos do projeto, espera-se fornecer informações de grande interesse sobre a história dos edifícios, notadamente sobre o contexto da sua construção, materiais e técnicas construtivas empregadas. Tal conjunto de informações apresenta grande valor documental e científico, e deverá constituir material auxiliar de suporte técnico em ações de conservação e restauração das edificações.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Coordenador:  Marcos Martinez Silvoso
Fomentos: Bolsa de Iniciação Científica

​

2013 - 2017

Parâmetros de Avaliação de Desempenho de Edifícios Habitacionais: Conforto Ambiental, Vida Útil e Sustentabilidade

Descrição: Este projeto de pesquisa de caráter multidisciplinar visa agregar competências e desenvolver infraestrutura para obtenção experimental de parâmetros de desempenho de edificações habitacionais. O conjunto normativo ABNT NBR 15575 "Edificações Habitacionais - Desempenho" entrou oficialmente em vigor em 19 Julho de 2013 e estabelece parâmetros, objetivos e quantitativos de avaliação, representando um marco para a modernização tecnológica da construção brasileira, visando a melhoria da qualidade das habitações. Além disso, o referido conjunto normativo deverá promover uma mudança na cultura do projeto de edificações habitacionais, desenvolvendo processos de criação e de construção que busquem o atendimento dos critérios exigidos. Nesse contexto, o presente projeto pretende avaliar os principais parâmetros de desempenho previstos na NBR 15575 relacionados com o conforto ambiental, vida útil e sustentabilidade: desempenho térmico, desempenho acústico, desempenho estrutural, durabilidade e impacto ambiental, bem como avaliar as mudanças que poderão ocorrer no processo de projeto e produção das edificações a partir das exigências desta norma. Deverão ser empregados métodos experimentais previstos na NBR 15575, visando sua análise crítica e verificando sua aplicabilidade em situações reais de campo. Serão também analisadas as posturas usualmente adotadas pelas empresas no desenvolvimento de projetos para identificar gargalos e diretrizes visando ao cumprimento adequado dos parâmetros estabelecidos. Os métodos experimentais utilizados deverão, ainda, ser avaliados em protótipos construídos em escala real no Canteiro Experimental recentemente instalado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAU/UFRJ). Nesse sentido, o desenvolvimento do presente projeto irá propiciar a capacitação técnica dos Laboratórios de Tecnologia da Construção da FAU/UFRJ para realização de importantes análises de avaliação de desempenho edificações habitacionais. Tal fato é estratégico, tendo em vista a carência no Estado do Rio de Janeiro em Instituições habilitadas para realização das análises de desempenho previstas pela NBR 15575.. 
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 

Coordenador:  Marcos Martinez Silvoso
Fomentos: Bolsa de Doutorado CAPES, Bolsa de Mestrado CAPES. 

​

2012 - 2017

Pesquisa e Inovação em Gestão e Tecnologia de Projetos: ênfase na construção sustentável

Descrição: Essa pesquisa dá continuidade aos estudos que visam a mapear o processo de projeto das edificações. Com as novas tecnologias e práticas incentivadas pela tecnologia da informação (sites colaborativos, softwares BIM, entre outros), somadas aos desafios apresentados pelas exigências da construção sustentável e novas normas brasileiras (particularmente a NBR 15575) tornou-se necessário rever as práticas adotadas pelas instituições de forma a identificar novas formas de gerenciar o processo de projeto garantindo a qualidade da edificação.. 
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 

Coordenadora: Mônica Santos Salgado
Fomentos: Bolsa de Produtividade em Pesquisa CNPq, Edital Universal CNPq, Bolsa de Doutorado CAPES, Bolsa PIBIC CNPq.

 

2011 - 2014

Desenvolvimento de concretos de baixo impacto ambiental visando o projeto de edificações sustentáveis

Descrição: A pesquisa proposta visa contribuir para a sustentabilidade das edificações a partir do desenvolvimento de elementos construtivos produzidos com concretos de baixo impacto ambiental. Pretende-se estudar a utilização de pozolanas, originadas de resíduos da indústria sucroalcooleira e da indústria cerâmica, como substituto parcial do Cimento Portland em concretos. Tal utilização de resíduos pozolânicos reduz as emissões de gases de efeito-estufa responsáveis pelo aquecimento global e desse modo podem auxiliar no desenvolvimento de construções mais sustentáveis. Pretende-se analisar tais materiais com ferramentas como a Análise do Ciclo de Vida e cálculo das emissões de CO2 equivalente forncendo subsídios para tomada de decisões projetuais. Assim, a presente proposta de pesquisa pretende colaborar para a utilização de concretos de baixo impacto ambiental, na medida em que pretende fornecer subsídios para a tomada de decisão durante o processo de projeto de construções que respeitem os princípios do desenvolvimento sustentável.. 
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 

Coordenador:  Marcos Martinez Silvoso
Fomentos: Bolsa de Iniciação Científica

​

2010 - 2014

Gestão do Processo de Projeto de Edificações Sustentáveis: desafios e alternativas

Descrição: O desenvolvimento de projetos com alta qualidade ambiental implica a compatibilização das soluções propostas pelas diferentes especialidades. Arquitetura, sistemas estruturais e prediais devem dialogar entre si, garantindo o adequado atendimento aos requisitos de desempenho. Nesse sentido, a pesquisa procura identificar de que forma as empresas de projeto (arquitetura e engenharia) estão se organizando para a realização de projetos integrados - fundamentais na produção das construções sustentáveis. Este projeto de pesquisa está sendo desenvolvido com apoio financeiro do programa CAPES COFECUB, e está vinculado ao acordo internacional de intercâmbio e cooperação firmado entre o PROARQ - Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAU-UFRJ), o LRA-GRECAU (Laboratório de Pesquisas em Arquitetura - Grupo de Pesquisas Ambiente, Concepção Arquitetônica e Urbana) da Escola Nacional Superior de Arquitetura de Toulouse - ENSA de Toulouse e do Laboratório de Materiais e Durabilidade das Construções - LMDC do Instituto Nacional de Ciências Aplicadas, INSA de Toulouse.. 
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 

Fomentos: Bolsa de Pós-Doutorado CAPES COFECUB, Bolsa de Mestrado CAPES, Bolsa PIBIC CNPq


2007 - 2009

Gestão do Processo de Projeto na Construção do Edifício - parte 2

Descrição: Esta fase da pesquisa dá continuidade aos estudos realizados anteriormente de forma a estabelecer a relação entre os métodos de gestão do processo de projeto e a qualidade do projeto e do ambiente construído. Serão analisados os recursos da tecnologia da informação e comunicação disponíveis para a gestão do projeto e gerenciamento da construção. Também discute-se a relação entre a gestão do processo de proeto e a realização de projetos integrados, visando a produção de edificações sustentáveis.  
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 

Fomentos: Bolsa de Mestrado CAPES


2004 - 2006

Gestão do Processo do Projeto na Construção do Edifício - parte 1

Descrição: Através desse projeto, os conceitos oriundos da engenharia de produção, tais como mapeamento e gerenciamento de processos, são aplicados à arquitetura, especificamente ao processo do projeto. Através desse trabalho são estudados aspectos relacionados com a formação profissional de nível médio e superior, bem como diretrizes para a incorporação dos conceitos de gestão da qualidade aos escritórios de projeto e construtoras. Entre os resultados obtidos destacam-se: - avaliação dos resultados obtidos nas empresas de projeto de arquitetra certificadas pela norma ISO 9001; - incorporação dos princípios da sustentabilidade ambiental ao processo de projeto; - diretrizes para a cordenação de projetos e o impacto da contratação dos serviços; - diagnóstico da gestão de projetos de restauração; - diretrizes para a gestão de projetos hospitalares.. 
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 

Fomento: Bolsa de Mestrado CAPES. 


2002 - 2005

Projetos de Laboratórios e a Visão da Biossegurança

Descrição: Este trabalho está sendo desenvolvido em parceria com arquitetos e engenheiros que atuam na Fundação Oswaldo Cruz especificamente no desenvolvimento do projeto e execução das obras das edificações que abrigam os laboratórios desta instituição. Dessa forma, um dos principais objetivos do trabalho é fornecer diretrizes para a elaboração desses projetos sob a ótica das necessidades inerentes às atividades desenvolvidas nesses espaços, considerando os aspectos relacionados com o conforto ambiental e a biossegurança. Além do estudo nos laboratórios, o trabalho objetiva traçar diretrizes também sobre outras áreas importantes da FIOCRUZ como os biotérios de experimentação e criação. Portanto, o principal resultado esperado é a contribuição para a realização de ambientes de trabalho mais adequados às necessidades do trabalhador.. 
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 

2001 - 2004

Diretrizes para o projeto de arquitetura considerando qualidade, adequação ambiental e segurança no trabalho

Descrição: Definição de parâmetros para o desenvolvimento de projetos arquitetônicos sob a ótica do gerenciamento da qualidade atendendo aos requisitos da ISO 9001/2000. Envolve ainda a discussão sobre os critérios para certificação de empresas de projeto considerando as questões ambientais e as determinações das Normas Brasileiras de Segurança do Trabalho.  
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 

2000 - 2003

Arquitetura, tecnologia e qualidade na construção

Descrição: Esta pesquisa dá continuidade aos estudos relacionados à qualidade da construção civil, com enfoque no desenvolvimento dos projetos arquitetônicos. Seu objetivo é analisar as questões relacionadas à qualidade do projeto considerando seus três aspectos principais: qualidade do empreendimento, da solução proposta (funcionalidade, construtibilidade) e da representação gráfica.

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 

1999 - 2001

Metodologias de trabalho para o ensino da arquitetura e engenharia civil

Descrição: Avaliação das metodologias de ensino adotadas no ensino de graduação da UFRJ para os cursos de Arquitetura e Engenharia Civil, abordando não apenas as práticas em sala de aula mas o acompanhamento dos estudantes durante sua formação (orientação acadêmica).

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 

1996 - 2000

Planejamento e Gestão da Qualidade da Construção

Descrição: Análise de mecanismos e métodos para aplicar/ incorporar os conceitos do planejamento e da gestão da qualidade nas construções/ambientes construídos.

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 
 

​

​

bottom of page